LinkedIn – você realmente sabe tirar proveito?

LinkedIn

Coisas que já ouvi a respeito do LinkedIn:

“O LinkedIn não funciona”
“Ah, eu estou lá, mas nem lembro a senha”
“Linke… o quê?”

Ouvi esses e outros comentários de pessoas pouco ou muito envolvidas com redes sociais, mas o drama é que foram todas de profissionais mesmo.

Nota: Se você não sabe o que é o LinkedIn, busque no Google.

Como se trata de uma rede social, é muito óbvio que não basta ter apenas seu registro por lá. Se você vai apenas deixar seu nome e nada mais, queima menos seu filme apagar sua conta.

Nem que você tenha uma conta free, você consegue ver as últimas pessoas (ou suas funções em x empresa) que olharam seu perfil, ficar por dentro de contratações e demissões de qualquer empresa, vagas, etc.

Recomendações. Sim, você pode receber a recomendação de alguém que trabalhou com você, assim como você pode fazer o mesmo com quem você realmente gostou de trabalhar. Eu acho que é a parte mais delicada desta rede social porque você pode ter uma grande rede de contatos que não sabe utilizar tal recurso do LinkedIn ou não se lembra de fazê-lo, encontro também casos de “permuta” e várias outras situações possíveis de se encontrar. Mas a que eu acho a rainha das terríveis é ficar incomodando seus contatos até que eles façam uma recomendação sobre você. Então eu sugiro uma revisão de seus contatos.

“Preenchi tudo, mas e aí?”

Daí vai depender muito mais de um trabalho seu na rede social do que da demanda do mercado.
Sabe aqueles grupos disponíveis no LinkedIn? Geralmente eles dispõem de vários tópicos de discussão, e acredite, tem empresas e profissionais de RH de olho em vários destes tópicos e comentários. Mas sua participação precisa ser relevante, não adianta “abrir a boca e dizer o óbvio”.

Os contratantes ficarão de olho (curto ou longo prazo), checando tanto seu conhecimento, desenvoltura em tentar dar soluções, quanto sua participação.
Você que já recebeu propostas de trabalho ou contato para entrevistas através do LinkedIn, sabe do que estou falando, não?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *