É muito comum lidarmos com milhões de dados todos os dias, focando diretamente em métricas de conversão, ROI, CAC, entre outros. No entanto, acredito que os dados e suas análises vão muito além disso: eles podem contar histórias e até gerar impacto.

Recentemente, mergulhei em uma análise de dados públicos sobre violência doméstica no Brasil (tema do meu projeto de MBA). Não vou entrar na discussão sobre esse crime ser conceituado apenas para vítimas mulheres ou na constatação de que os números registrados provavelmente não refletem a realidade. Tem sido interessante observar os números das causas (variáveis independentes), fazer cruzamentos entre indicadores e denúncias, pois sei que é daí que surgem insights valiosos. É possível se surpreender com pensamentos como: “Nem fazia ideia de que o fator X poderia ser o maior causador” ou “Seria possível reduzir o fator Y se o governo oferecesse isenção ou maior taxação de impostos no mercado Z?”.
A análise de causas e a geração de insights vão muito além de um dashboard, da normalização de dados ou da preocupação com retornos e custos.
Leave a Reply